Às vezes eu me pego meio perdido com algumas notícias a respeito de política.
- No Brasil, um sujeito extremamente retrógrado toma a presidência da comissão de Direitos Humanos;
- Nos EUA, a MonSanto é liberada de todas as responsabilidades sobre o que seus produtos transgênicos venham a causar nos seus consumidores;
- De volta ao Brasil, uma tentativa de dar poder legislativo às igrejas compromete a laicidade do estado.
Honestamente, eu penso: como isso pode acontecer? Como coisas tão escandalosamente erradas podem chegar a serem de fato concretizadas?
Entendo que esse tipo de pensamento possa acontecer, ser discutido e até defendido em alguns setores da sociedade, mas me assusta saber que ele possui tanto apoio ao ponto de chegar a virar uma realidade no governo!
Nestes momentos de confusão, acho muito bom ler textos que me expliquem, e me ajudem a compreender como funciona, de fato, a política nos bastidores. Ajuda a entender como funciona o próprio mundo mesmo. Desta vez o texto esclarecedor foi de Wilson Gomes, um professor da UFBa que teve o seu post-reflexão recompartilhado por Jean Wyllys no Facebook.
No final das contas, concluo sempre, estamos todos neste barco para aprender. Cabe a nós tolerância, trabalho e paciência. O mundo já foi bem pior do que está hoje, coisas ainda mais horrendas aconteciam nos bastidores e ninguém jamais descobriu. Agora é continuar trabalhando para melhorar - como sempre foi desde os tempos imemoriais.
![]() |
Quer algo? Faça acontecer. |
Compartilho na íntegra o texto do Gomes (link original aqui):