5 de março de 2010

World of Warcraft

Não foram necessários mais que sete dias para que eu pudesse entender o poder deste jogo. Compartilho aqui uma visão geral da minha experiência:




Para os que não conhecem, o jogo World of Warcraft é um MMORPG da Blizzard, no qual você constrói um personagem e passa a explorar o mundo (gigantesco) da franquia Warcraft, interagindo em tempo real com os outros jogadores cadastrados. Até aí, nada de mais.

O que começa a transformá-lo no jogo mais influente da década é o fato de que os "outros jogadores" somam mais de 11 milhões de pessoas cadastradas (!). Diante disto, o jogo é moldado de tal maneira que você só consegue desenvolver seu personagem até certo ponto se jogar "solitário". Para atingir os níveis mais altos e os lugares mais interessantes, é necessário interagir uns com outros, lutando juntos, trocando serviços, dinheiro virtual (gold) e itens adquiridos.

Neste ponto, entra mais uma característica marcante do jogo: os tempos de execução das atividades. Na maior parte dos jogos de RPG e semelhantes que joguei até hoje (Ultima, Fallout, GTA), um tempo de dois minutos é considerado grande e os combates se desenvolvem numa escala de tempo de segundos. Um bom indicador disto são os itens de vantagens (buffs), que têm seus tempos de duração na casa dos segundos.. os maiores atingindo no máximo 5 minutos.

WoW, por sua vez, no primeiro buff aprendido no nível 1 do personagem, tem a duração de 30 minutos. Quando vi a primeira vez, achei que fosse um exagero. O tipo de coisa que se ativa e esquece lá, funcionando para sempre. Aos poucos fui descobrindo que as proporções é que eram diferentes. Tudo em WoW demora mais. E o pior: não parece. Normalmente eu sou capaz de passar uma ou duas horas num jogo de RPG até começar a sentir os efeitos da fadiga: concentração reduzida, vontade de sair pra fazer outras coisas, a cabeça divagando em outros assuntos. Em WoW eu cheguei a passar cinco horas de jogo sem sentir estes efeitos.

O episódio de South Park, "Make Love, not Warcraft" consegue demonstrar muito bem como os jogadores tendem a virar zumbis jogando isso...

A quantidade de atividades disponíveis é imensa. Da forma como o jogo é construído, matar monstros para ganhar xp é uma atividade - mas matar os mesmos monstros para conseguir um item que lhe permite construir uma roupa mais rentável é outra! Você só está dando os mesmos cliques no mouse, mas de alguma maneira não parece ser a mesma coisa. (Update: a maneira é bem clara, e é assustadora de se entender. Leia mais no artigo linkado ) Isso sem mencionar as cidades contestadas em que você pode ser atacado por outro jogador enquanto compra vinho na bodega, e as infinitas possibilidades de interação que vêm daí.

Eu poderia falar muito mais, mas só cheguei até o nível 16 de personagem no jogo. Considerando-se que muitas das possibilidades só são disponibilizadas nos níveis mais altos ( hoje, o teto é o nível 80 ) e que a curva de tempo para subir de nível é exponencial, dá pra sacar que eu mal cobri 10% do que o jogo tem a oferecer.

Para concluir, o que posso dizer é que se você gosta de jogos estilo RPG, tem uma conexão bandalarga, tempo de sobra e alguns amigos dispostos a jogar com você ( ou está no clima de entrar no jogo e conhecer quem aparecer por perto ), este jogo com certeza vale a pena. Tanto em servidores oficiais quanto em "privados". Só cuidado com o vício...



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Links sobre WoW:
Site Oficial do World of Warcraft
Um bom servidor privado brasileiro - WoW-Brasil
Meu personagem no server oficial! \o\
Vídeo de um menino depois de descobrir que a mãe cancelou a conta dele em WoW
Episódio de South Park - "Make Love, not Warcraft"
O clássico caso Leeroy Jenkins - ( hein? )
Update: Artigo sobre a ciência do vício em WoW ( amedrontador )

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