11 de maio de 2010

Max Martin, compositor



Lendo um post da Girafa sobre compatibilidade, eu me empolguei para falar também sobre a incrível flexibilidade das músicas de Britney Spears. Sério, vc pega uma música daquelas e adapta pra qualquer ritmo.. fica massa!

Fuga feita com base em "Oops, I did it again"

No entanto, eu sempre tive imensa desconfiança de que a Srta. Spears, por mais que fosse talentosa, seria incapaz de produzir obras primas como estas por conta própria. Haveria de existir uma equipe por trás, refinando as idéias, ajudando, fazendo arranjos e etc. Decidi ir atrás disto e em poucos minutos de Googling, encontrei a tal equipe.


Max Martin

Martin Karl Sandberg, o "Max Martin", para a minha surpresa, escreveu não só Oops de Britney, como também Hit me Baby One More Time - outra música altamente flexível que eu adoro. Parando por aí, eu já seria só elogios pro cara, mas eu decidi dar uma olhada a mais no "currículo" dele e encontrei algumas pérolas:

- Everybody (Backstreet's Back), do Backstreet Boys
- I want it that way, do Backstreet Boys
- I kissed a Girl, de Kate Perry

Isso só das que eu conheço e sei que são conhecidas. Sei que tem váárias outras músicas famosas (que eu não ouço por não acompanhar mtv ou rádio ou tv at all) dele tocando nas rádios e mp3's do mundo aí.

Por mais que fosse óbvio, eu nunca tinha parado pra pensar que existiam pessoas que trabalhavam da forma que esse cara trabalha: só compondo músicas em série e repassando pra bandas famosas tocarem. Mais do que bandas famosas, na verdade, ele tornou famosos Britney e Backstreet Boys, dois símbolos da música Pop recente. Admirei mto o trabalho do cara.

Claro, o que ele produz não são exatamente obras de arte refinadas, únicas e atemporais. Nem seria esta a proposta. Mas ele tem uma noção muito boa do que é música pop, do objetivo dela de ser catchy, ficar tocando na cabeça por mto tempo, gostosinha de ouvir e boa de dançar...

Fora que de vez em quando ele produz sim, uma masterpiece como Hit me Baby =D e a prova disso pra mim é a quantidade de versões feitas da música. Alguns tentam até esculhambar, fazendo caras e bocas pra parodiar.. mas a verdade é que a música é boa :D, e todo mundo gosta de ouvir seja na voz de quem for, no ritmo que for.

Enfim, só compartilhando oq descobri ;)

P.s.: Mto divertido parar pra "pesquisar" essas músicas e sair assistindo os clipes. Os vídeos desses hits geralmente têm mto bom humor. :D

--
Links relacionados:
- Vídeo com músicas de sucesso compostas por Max Martin (10min)
- Artigo na WikiPedia sobre o compositor
- Lista de músicas compostas por ele
- Post sobre Max Martin no blog "Iconoscópio", com links para os clipes das músicas
- Site de fãs do Max Martin
- Vários covers de "Hit me Baby"

Nenhum comentário:

Postar um comentário