12 de setembro de 2012

DropBox

DropBox

Durante a maior parte da minha vida, eu dependi de disquetes, cds ou pendrives para levar documentos, fotos e arquivos para um lado e para o outro. É um peso a mais, exige presença física e nem sempre é muito conveniente. Claro, era sempre possível mandar coisas por e-mail, mas nada que fosse muito grande.

Fico feliz de ver quanto isso mudou. Hoje é possível compartilhar uma pasta via DropBox e imediatamente a pessoa do outro lado vai ter acesso a todos os arquivos dela! Eu mesmo posso acessar as minhas pastas de qualquer computador ou celular, bastando acessar um site. É muita praticidade =)

No google já é possível encontrar dezenas de tutoriais de como criar conta no DropBox, então vou me ater a falar apenas do básico de como ele funciona e como fazer bom uso dele.

(Para os que já conhecem, o link para se cadastrar no serviço é este: http://db.tt/0aUapjI
Usando o link de alguém que te recomende, ambos ganham 500mb a mais de espaço grátis.)

O que é o DropBox?

É um lugar para colocar seus arquivos na internet e baixá-los depois gratuitamente. Simples assim. Você entra no site do DropBox com seu login e senha, clica em "UpLoad" e coloca tudo o que vai precisar usar depois.

A grande vantagem dele, no entanto, surge quando você instala o programinha (também gratuito) deles. Ao instalá-lo, você cria uma pasta dentro do seu HD com tudo o que quer colocar no DropBox. À medida em que você for jogando arquivos dentro desta pasta, renomeando, movendo e editando, as alterações são replicadas automaticamente na sua pastinha virtual lá nos servidores.

No meu caso, tenho o aplicativo instalado no meu Desktop e no Notebook. Quando quero enviar arquivos de um computador para outro, jogo o arquivo dentro da minha pasta do Dropbox e poucos segundos depois ele já aparece do outro lado.

Quanto espaço?

Ele tem um limite modesto de 2 gigas gratuitos (expansível para 18gb), o que acaba sendo bem mais do que o suficiente para guardar documentos do tipo Office, fotos e vídeos de celular e até mesmo pequenas coleções de Mp3.

Em outras palavras, serve para todos os seus documentos de trabalho e faculdade, mas não serve para uma coleção inteira de músicas, fotos de família e seriados.

Pastas compartilhadas

O grande charme do DropBox, no final das contas, é a possibilidade de criar pastas compartilhadas.

Um exemplo: eu e mais dois amigos criamos uma pasta de sugestões musicais. Quando queríamos que os outros conhecessem algo, jogávamos a música em Mp3 dentro da pasta compartilhada e imediatamente o arquivo aparecia no computador dos outros dois! No máximo, ia no Gtalk depois e falava "ouça aí a música do Jeneci que acabei de colocar na pasta".

Usei bastante para trabalhos em grupo também. Garantia de que todos os integrantes estão sempre com a versão mais atualizada de todos os arquivos. Nada de malditos e-mails com versão pra lá e pra cá.

Links públicos

Recentemente, eles inseriram também a facilidade de criar um link público para qualquer arquivo que você tenha online. Basta ir no site (parece que no windows explorer também funciona), clicar com o botão direito no arquivo que deseja compartilhar e selecionar a opção "Get Link". Voilá! Envie o link para qualquer pessoa, use ela o dropbox ou não, e ela poderá baixar seu arquivo sem nenhuma complicação. Se for uma foto, dá até pra ver online sem baixar.

Por fim, existem milhares de formas inteligentes de se usar um serviço como este de armazenamento em nuvem, as que citei foram apenas exemplos das mais simples e úteis. Além disto, existem os serviços concorrentes Google Drive (5gb) e Microsoft SkyDrive (7gb). No entanto, do que tenho usado até agora o melhor em praticidade e funcionamento é disparado o pioneiro DropBox.

Controle de Versão

Apagou aquele arquivo importantíssimo sem querer? Sem problemas. Entre no site do DropBox com seu usuário e senha, navegue para "Arquivos" -> "Exibir arquivos deletados".

A energia caiu e o Word corrompeu o texto que você trabalhava há meses? Fez uma burrada e sobrescreveu o arquivo que não devia? Navegue até ele no site do DropBox e clique com o botão direito sobre o arquivo. Vai aparecer um menu com a opção "Versões anteriores" (aqui um tutorial que possui um passo-a-passo com imagens para isto) . Voilà!

As versões antigas / deletadas dos seus arquivos ficam lá guardadas por 30 dias no plano gratuito. É possível aumentar este prazo comprando os planos mais avançados deles.

Conclusão

Se for fazer algum trabalho importante no computador, salve ele em uma pasta no DropBox. Simples assim. (a não ser que você esteja trabalhando com vídeos gigantescos, é claro)

--

Links:

Para se cadastrar no DropBox com referência minha e ganhar 500mb extras: http://db.tt/0aUapjI
Comparação de 13 serviços de Cloud Storage
Tabela de preços para upgrade de espaço online de 7 serviços
Recupere arquivos deletados do DropBox
[1] Tutorial sobre o DropBox, com imagens de como recuperar versões anteriores

Um comentário:

  1. O DropBox também tem versão Linux e a opção de "copiar link" da pasta Pública também aparece no gerenciador de arquivos do Ubuntu.

    ResponderExcluir